Governo do Distrito Federal
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22/08/18 às 19h45 - Atualizado em 29/10/18 às 15h12

E-Contratos: mais de 1.000 contratos cadastrados no primeiro mês

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Um mês depois do lançamento, o E-Contratos já colhe os frutos da implantação. O sistema atingiu, nesta quinta (23/8), a marca de mil e oitenta contratos cadastrados e pretende reunir todos os contratos do Governo do DF em uma única plataforma, além de auxiliar no controle e nas tomadas de decisão.

Agora com mais de mil contratos, a plataforma iniciou sua implantação no Executivo local em 23 de julho de 2018, com 190 contratos cadastrados entre Seplag, SES e SEF. O sistema de gestão foi criado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e cedido à Seplag como parte do Programa ComprasDF, que visa otimizar a gestão de compras e contratos governamentais no DF, instituído pelo Decreto nº 37.729, de 2016.

Para garantir o sucesso da implantação nos órgãos do governo do DF, a Seplag também capacitou cerca de 120 analistas de formalização, perfil responsável por alimentar o e-contratos que atuarão como multiplicadores dos padrões dentro das instituições. Até o momento, cerca de 60 órgãos dos 93 já adotaram o sistema como principal ferramenta de gestão e acompanhamento contratual.

O e-Contratos informatiza o processo, incluindo as etapas de cadastramento, acompanhamento de vigências e de aditivos, atesto de notas fiscais, fiscalização e gestão de riscos. Entre as novidades do sistema – utilizado pelos servidores responsáveis pelo cadastro dos contratos –, está a possibilidade de o gestor acompanhar, eletronicamente, o controle das garantias e cauções contratuais.

A nova ferramenta já integra dois grandes sistemas utilizados na casa: o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (Sigrh) e o Sistema Integral de Gestão Governamental (Siggo). O próximo passo é integrar, até o fim do ano, o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), fundamental para implementação do módulo de faturamento. Por meio dele, a nota fiscal será atestada digitalmente, via sistema, e enviada automaticamente com código de liberação de pagamento para o setor financeiro responsável. A informatização desse trâmite irá trazer mais confiança e transparência para o processo de execução contratual.


Sobre o ComprasDF

O Programa de Gestão de Compras Governamentais do Distrito Federal (ComprasDF), instituído pelo Decreto nº 37.729, de 2016, é muito mais do que um sistema, um processo ou produto. É um conjunto de ferramentas, ações e medidas que visam modernizar o ciclo de compras públicas no DF, melhorar a qualidade do gasto público e reduzir os custos. Será mais agilidade, eficiência, transparência e economia nas compras do setor público no DF.