Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
11/03/22 às 13h20 - Atualizado em 19/04/24 às 14h11

Plano Diretor de TIC

 

Plano Diretor de TIC da SEEC

 

Trata-se de um importante instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), para atender às necessidades finalísticas de uma instituição por um período determinando. Representa uma relevante ferramenta de Governança e Gestão que, além de possibilitar a organização e a transparência das contratações, ações e projetos de TIC, permite a adequada aplicação dos recursos. Tem como propósito promover de maneira justificada o alinhamento às estratégias institucionais, à garantia do controle, ao direcionamento de recursos para demandas mais relevantes, à racionalização do gasto público e, por fim, à melhoria do serviço prestado à sociedade.

.

O Plano Diretor de TIC exerce um papel tático dentro da organização, observando os princípios da racionalização, padronização, uniformidade e economicidade. Guarda harmonia com os norteadores estratégicos institucionais, tais como o Plano Plurianual do DF, o Planejamento Estratégico do Distrito Federal, o Planejamento Estratégico Institucional da SEEC/DFdentre outros.

.

Do ponto de vista do ordenamento legal, assumiu papel mais relevante com o advento do Decreto Distrital nº 40.015, de 14 de agosto de 2019, que estabelece, entre outras disposições, a obrigatoriedade aos órgãos e entidades que compõem a Administração Direta e Indireta do Distrito Federal de elaborarem e publicarem seus respectivos planos diretores como condição necessária para as contratações de bens e serviços de TIC.

.

O PDTIC SEEC 2023-2026 foi aprovado pelo Comitê de Gestão de TIC da SEPLAD e instituído pela PORTARIA N° 746, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2023.

Governo do Distrito Federal