Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/04/18 às 20h44 - Atualizado em 14/11/18 às 18h54

Sugep promove o primeiro treinamento para dimensionamento da força de trabalho

COMPARTILHAR

O objetivo é capacitar setoriais de gestão de pessoas de outros órgãos da administração direta

 

A Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep/Seplag) realiza, entre os dias 19 e 27/4, o primeiro treinamento de dimensiona

mento da força de trabalho. A metodologia será aplicada pela primeira vez no governo de Brasília, com o objetivo de orientar gestores e servidores para a aplicação de técnicas que aumentem a produtividade e eficiência do serviço público.

 

O curso capacitará 40 servidores da Seplag, divididos em duas turmas, com uma carga horária de 28 horas. Os gestores de pessoal aprenderão sobre mecanismos de dimensionamento, processos gerenciais e ferramentas de monitoramento e controle, além de fixação de parâmetros para análise do corpo de servidores numa perspectiva qualitativa e quantitativa.

Esses 40 servidores também ficarão responsáveis por transferir o conhecimento aprendido aos setoriais de gestão de pessoas de outros órgãos da administração direta. Os treinamentos serão voltados para o estudo do quadro de pessoal, processo de trabalho, aspectos de lotação e produtividade.

 

Ferramenta estratégica
Em um contexto de recomposição orçamentária, o dimensionamento é uma das ferramentas mais importantes para a redução de custos dentro da administração direta. Para otimizar o quadro de servidores, o método busca distribuir funções, tarefas e até remanejamentos de acordo com formação, qualificações, competências e perfil profissional.

 

Dessa forma, é possível prever as necessidades dentro de determinada área e garantir que a recomposição do quadro atenda as demandas do serviço