Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
14/04/21 às 22h47 - Atualizado em 5/09/22 às 16h35

Tempo de Economia promoverá debates quinzenais

Primeira edição do novo projeto da Secretaria de Economia falou sobre o uso das ciências comportamentais nas políticas públicas

 

A Secretaria de Economia promoveu, nesta quarta-feira (14/4), a primeira edição do projeto Tempo de Economia. O evento foi idealizado para levar conhecimento de qualidade à população de forma leve e didática. A partir desta semana, passa a ser transmitido às quartas-feiras, às 18 horas, a cada quinze dias, no canal da secretaria no Youtube (aqui).

 

A primeira edição do Tempo de Economia abordou o tema das ciências comportamentais nas políticas públicas e foi apresentado pela diretora de Estudos e Políticas Sociais da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Daienne Machado.

 

“É mais um canal de comunicação não só com a sociedade, mas com os servidores públicos, neste momento em que todos percebem a importância da economia como instrumento balizador e financiador das políticas públicas”, afirmou o secretário de Economia, André Clemente, ao abrir o evento.

 

O presidente da Codeplan, Jean Lima, parabenizou a Secretaria de Economia pela iniciativa. “É muito importante, principalmente para os servidores públicos do Distrito Federal, para pensarmos as políticas públicas baseadas em evidências científicas”, destacou.

 

A pesquisadora Daienne Machado demonstrou como as pessoas tomam decisões e como a ciência comportamental pode ajudar os gestores públicos a melhorarem as políticas públicas. “É cada vez mais importante que o governo conheça essa abordagem para ajudar os cidadãos a fazerem suas escolhas alinhadas aos seus próprios interesses”, explicou.

 

A pesquisadora acrescentou ainda que muitas empresas privadas já utilizam técnicas de estudos comportamentais e que essas técnicas também podem ser usadas de forma positiva no serviço público.

 

Durante a apresentação, Daienne Machado falou ainda do modelo da escolha racional e citou exemplos de técnicas comportamentais adotas em outros países, como o Reino Unido. Ao final, também deu dicas de leituras sobre o assunto.

 

Governo do Distrito Federal