02/04/2025 às 16h30 - Atualizado em 02/04/2025 às 17h16

Brasília é eleita pela segunda vez a cidade mais sustentável do Centro-Oeste

COMPARTILHAR

Cidade repete a façanha em 2025 e lidera novamente na região o ranking de municípios mais sustentáveis da Bright Cities

Capital de todos os brasileiros, Brasília novamente lidera, no Centro-Oeste, o caminho da sustentabilidade, sendo novamente premiada como a cidade detentora dos melhores índices nesta temática. A cidade, para merecer tal honraria, tem que equilibrar o crescimento econômico com as necessidades dos seus cidadãos.

Para chegar ao status dado agora novamente a Brasília, a cidade precisa adotar, como princípio básico, o uso eficiente de recursos naturais (gestão adequada da água e resíduos, por exemplo), além de um fortalecimento da governança, do consumo responsável, da justiça social e da transformação digital.  Tudo isso visando garantir um futuro melhor para as próximas gerações.

Segundo o secretário executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Economia, Wisney Rafael Alves Oliveira, a pontuação de Brasília teve um aumento de 3,45% em relação a 2024, subindo 19 posições no ranqueamento geral. “Nossos índices mais fortes foram relacionados à gestão e ao bem-estar”, conta o gestor.

Wisney Oliveira (ao centro): Brasília subiu 19 posições no ranqueamento geral

Ele também lembrou as boas práticas em outras esferas da administração, como a segurança e a área social. “Por isso, é uma honra receber este prêmio. Vale lembrar que a Bright Cities reconhece que essas boas práticas são resultados de cidades inteligentes”, reforça o secretário executivo.

Além de Brasília, outras cidades da região também receberam o reconhecimento, como Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Rio Verde (GO) e Anápolis (GO). Já a classificação nacional é marcada pela predominância de municípios paulistas nas primeiras posições. Barueri lidera a classificação geral, junto com São Caetano do Sul, Jundiaí, São Paulo e Santos, que surgem na sequência. A capital está no 14º lugar entre os aglomerados urbanos mais sustentáveis do país. Confira a lista completa aqui

 

O ranking de Cidades Sustentáveis 2025 da Bright Cities, divulgado há uma semana, é baseado nos indicadores da norma ISO 37120 - que define e estabelece metodologias para orientar e medir o desempenho dos serviços da cidade (como oferta de esgoto e água potável) e a qualidade de vida.

O ranking leva em consideração um total de 43 indicadores, cobrindo os mais diversos temas, como desenvolvimento econômico, meio ambiente e governança, tornando-se uma importante referência para governos e instituições em todo o país. 

A análise na qual Brasília se destacou é baseada em cinco pilares: prosperidade, infraestrutura e serviços básicos, gestão, bem-estar e segurança. O objetivo do ranking é destacar quais municípios possuem melhores práticas e despertar a atenção dos que possuem menor classificação, mostrando que é possível atingir melhores níveis de avaliação.

A Bright Cities é uma plataforma global de diagnóstico para municípios, cuja análise é inspirada nas normas ISO de cidades - assim como os ODSs, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem cumpridos até 2030. Os ODSs englobam inúmeras frentes, como a erradicação da pobreza e a melhoria da saúde e bem-estar da população - além da adoção de objetivos como fome zero, igualdade de gênero e água potável e saneamento para todos.