28/04/2025 às 17h11 - Atualizado em 29/04/2025 às 10h36

GDF e Ministério do Planejamento debatem estratégias para 2050

COMPARTILHAR

Gestores públicos e sociedade civil participam nesta terça (29), em Brasília, de encontro sobre o que se espera para o futuro do país

O Governo do Distrito Federal (GDF) participará, nesta terça-feira (29), de evento do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) para mobilizar governos, setor privado, academia e sociedade civil na construção da Estratégia Brasil 2025 (EB2050). Com ele, o MPO pretende engajar diversos setores e coletar percepções sobre o que se espera para o país nos próximos 25 anos. 

A EB2025 pretende ser um referencial de longo prazo para orientar o desenvolvimento nacional. A partir de parcerias institucionais e da participação de atores públicos e privados, pretende-se criar diretrizes para a formulação de políticas públicas e planos governamentais capazes de responder aos desafios econômicos, sociais e ambientais - atuais e futuros -, promovendo crescimento sustentável, inovação e inclusão. 

Representante da Secretaria de Economia do DF e do MPO, além de integrantes de universidades, empresariais, sindicatos, Câmara Legislativa e tribunais, debaterão os desafios que moldaram o Brasil nas próximas décadas. Pelo menos dez painelistas terão oportunidades de propor soluções para os três maiores desafios do país e quais ativos o Estado pode mobilizar para enfrentá-lo. 

O secretário-executivo da Gestão da Estratégia (SGE) da Secretaria de Economia, Otávio Veríssimo, representará o GDF no evento. Responsável pelo planejamento estratégico de longo no governo distrital, Veríssimo destaca que a atual gestão do secretário de Economia, Ney Ferraz, e do governador, Ibaneis Rocha, aposta no modelo como ferramenta de transformação. 

“É o caso do Plano Estratégico do Distrito Federal (PEDF), que define objetivos e iniciativas para que projetar o DF até 2060, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs)”, ressalta o secretário-executivo. O PEDF, elaborado em 2019 com a participação de especialistas, academia e setor produtivo, orienta a atuação governamental e se desdobra nos instrumentos de médio prazo, como o Plano Plurianual (PPA), os planos setoriais e as leis orçamentárias, garantindo coerência entre a visão de futuro e as ações imediatas.

A construção da Estratégia Brasil 2050 já foi debatida em diferentes capitais ao longo do primeiro semestre, a partir de 21 estudos setoriais, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ipea e Fundação Getúlio Vargas. Agora, a mobilização avança para a etapa de articulação federativa e diálogo social ampliado.

O evento será no auditório do edifício-sede do Banco do Brasil e será transmitido ao vivo. A participação do GDF reforça o compromisso local com o planejamento estratégico de longo prazo e com a construção de um Brasil mais desenvolvido, inovador, justo e sustentável.