Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/05/20 às 11h00 - Atualizado em 1/06/20 às 15h21

Realizações de TIC

AÇÕES REALIZADAS EM 2019

 

  1. Lançamento do aplicativo e-GDF para as plataformas IOS e Android, aplicativo oficial do GDF para disponibilização e um único local dos serviços públicos aos cidadãos, tais como de Ouvidoria, Benefícios Sociais, Educação, solicitação de serviços de Zeladoria (podas, tapa buracos, extrato de bilhete único, coleta de entulho, etc.) e acompanhamento de boletins escolares da SEE.
  2. Lançamento do aplicativo Economia DF nas plataformas IOS e Android, para serviços fazendários diversos: IPTU, IPVA, consulta a débitos de empresas e nota legal.
  3. Lançamento do Sistema de Elaboração e Monitoramento do Plano Plurianual do Distrito Federal – PPAWEB, plataforma web para automatização de processos relacionados ao PPA.
  4. Lançamento do Sistema de Recadastramento, Complementação e Atualização de Dados – RECAD, plataforma web para recadastramento dos servidores ativos do complexo administrativo do Distrito Federal.
  5. Lançamento do Sistema Único de Agendamento do Governo – AGENDA, plataforma web de agendamento geral de serviços públicos implantado na SUBSAÚDE, Junta Comercial e Industrial do DF – Jucis/DF e postospor SMS  de atendimento do Na-Hora/DF.
  6. Reestruturação e unificação dos sistemas de Nota Fiscal Eletrônica (NFe, CTe, NFCe e MDFe), resultando na melhoria da performance das consultas pelos usuários internos e externos (Contabilista e consumidores do Programa Nota Legal).
  7. Implantação da nuvem corporativa do DF, ambiente de alta tecnologia que provê os serviços de armazenamento de dados, hospedagem de aplicações e sistemas do GDF, com alta disponibilidade e segurança, sem custo adicional para os órgãos que utilizarem esse serviço. Em 2019, inúmeros órgãos migraram para a nuvem corporativa do DF, tais como: PMDF, TCDF, PGDF, Defensoria Pública, IBRAM, IPREV, Emater, Hemocentro, SLU, Setrab, Semob, Sejus, Secom, Sema, Seduh, Casa Civil do DF, Novacap, Terracap, CGDF e Secretaria de Saúde.
  8. Contratação de empresa especializada para implantação da nova rede de Wi-Fi da SEEC, incluindo a aquisição de novos equipamentos para o Palácio do Buriti, ROAC e ROLS.
  9. Elaboração do Projeto de Expansão da GDFNet para conectar mais de 1200 localidades, contemplando a aquisição e instalação de fibras óticas, terceirização e manutenção de links e celebração de acordos de cooperação técnica.
  10. Ampliação da velocidade da internet corporativa de 3,9 para 12 Gbits/s e ampliação da velocidade de 12 circuitos MPLS, com significativa redução de despesas.
  11. Instalação e ativação de fibra ótica em 86 (oitenta e seis) escolas públicas da Ceilândia, conectando-as à GDFNet e possibilitando a utilização de soluções e serviços de TIC de alta velocidade, além de prover novos recursos tecnológicos para aplicação na melhoria do ensino.
  12. Instalação de circuitos de dados para melhorar 19 (dezenove) postos de segurança da SSP/DF à GDFNet, para instalação de câmeras de vídeo-monitoramento.
  13. Desenvolvimento e implantação de 2 (dois) serviços para emissão e consultas de pagamentos de Documentos de Arrecadação – DAR pela Junta Comercial e Industrial do DF – Jucis/DF.
  14. Início do processo de elaboração do Plano Diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação da SEEC para as ações de 2020 e 2021, com o levantamento de necessidades de TIC junto às unidades internas da secretaria.
  15. Capacitação de mais de 75 servidores em fundamentos de Governança de TIC, sendo 3 (três) turmas do módulo de Elaboração de Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC.
  16. Otimização da utilização dos recursos financeiros por meio da adequação de contratos advindos da SEF e SEPLAG, promovendo eventuais reajustes ou recisões de contratos.
  17. Elaboração de projetos para ampliação da capacidade de armazenamento e modernização da infraestrutura dos Datacenters do CEDTIC, incluindo aquisições de storage.
  18. Entregas dos módulos de gestão das Estruturas Administrativas e gestão da segurança do novo Sistema de Gestão de Pessoas do GDF – SIGEP.
  19. Implantação dos serviços de notificação eletrônica por SMS para informar ao cidadão sobre eventuais débitos e vencimentos de tributos.
  20. Instalação de circuitos de dados para conectar o DF-PREVICOM à GDFNet.
  21. Emissão de Certificados Digitais pela Secretaria de Economia, autoridade de registro ICP – Brasil do GDF.
  22. Elaboração de projeto para contratação de serviços especializados de manutenção e operação do CeTIC e da GDFNet, incluindo suporte técnico de 3° nível.
  23. Liberação de acessos à plataforma de streaming de vídeos YouTube para todos os usuários da GDFNet, permitindo a utilização de conteúdos educacionais nas escolas atendidas pela rede, além de conteúdos institucionais e profissionais aos servidores do DF.
  24. Implantação de Central de Serviços de TIC, com a centralização em um único ponto das requisições de serviços de TIC e integração das equipes de atendimento e suporte técnico de nível 1 e 2.
  25. Disponibilização de solução para declaração pela internet do ITCD.
  26. Implementação do serviço de emissão de parcelas do IPTU/TLP em parceria com o Banco do Brasil.
  27. Instalação de novos circuitos de dados com equipamentos de rádio adquiridos pela Emater.
  28. Instalação de novos circuitos de dados da unidade da SEEC no Setor Comercial Sul, para atender as unidades internas da SEEC e outros órgãos do GDF.
  29. Integração dos emails da SEPLAG e SEF com ampliação da caixa postal para 10 GB por usuário e padronização do sufixo @economia.df.gov.br.
  30. Elaboração de projetos para terceirização das atividades operacionais de suporte ao usuário de 1° e 2° nível, incluindo a implantação de Central de Serviços de TIC.
  31. Aquisição de 834 (oitocentos e trinta e quatro) microcomputadores novos para os usuários internos da Secretaria de Estado de Economia.