Notícia aberta
LabGes-DF forma equipe de servidores para desenvolver soluções inovadoras na administração pública
COMPARTILHAR
Em 10 meses de atuação, laboratório fortalece parcerias, promove capacitações e estrutura equipe intersetorial
Prestes a completar um ano de existência, o Laboratório de Inovação na Gestão Pública (LabGes-DF) já reúne cerca de 26 servidores em ações de capacitação voltadas à inovação na administração pública. O grupo estuda ferramentas e linguagens modernas com o objetivo de formar uma equipe intersetorial capaz de compreender os desafios das atividades-meio e buscar soluções criativas no âmbito da Secretaria de Economia (Seec-DF).
O LabGes-DF reúne cerca de 26 servidores em ações de capacitação voltadas à inovação na administração pública | Foto: Divulgação/Seec-DF
Até o momento, os participantes já realizaram três oficinas, dois programas de aceleração, 23 reuniões de trabalho e quatro visitas técnicas a outros laboratórios de inovação.
“Estamos pavimentando o caminho do laboratório com capacitação e treinamento. É o momento de aprofundar o uso de metodologias e ferramentas como design thinking, linguagem simples, inteligência artificial e design de serviços”, explica Maviane Ribeiro, coordenadora da Comissão Permanente de Gestão do LabGes-DF.
Ela destaca ainda que o trabalho tem sido marcado pela articulação com instituições de referência: “Promovemos trocas de experiências e visitamos diversos laboratórios, como o CoLAB-i (TCU), o laboratório do Tribunal de Contas do DF, o Auroro (TJDFT) e o Pólen (Fiocruz)”, afirma.
A proposta é desenvolver um modelo próprio de laboratório, alinhado às necessidades do Governo do Distrito Federal. Até o fim do ano, a comissão responsável concentrará esforços na elaboração de documentos internos, como o regimento, o manual de identidade visual e a carta de serviços.
“Estamos muito felizes em ver o envolvimento de servidores de várias áreas da Secretaria de Economia”, avalia o secretário de Gestão Administrativa, Ângelo Roncalli. “O LabGes é, acima de tudo, uma estufa de ideias, de onde sairão novas formas de resolver problemas de gestão e melhorias em serviços e processos internos”.
Pedro Lincoln, da Divisão de Inovação da Escola de Governo (Egov), também valoriza o espaço: “O LabGes-DF é uma iniciativa que fortalece as capacidades de inovação da Secretaria de Economia. Ao reunir servidores de diferentes órgãos, cria-se um ambiente rico em colaboração e trabalho em equipe”.
Capacitações promovidas pelo LabGes-DF
Confira algumas das iniciativas já realizadas:
⇒ Oficina de Design Thinking – com especialistas da Egov e CGDF
⇒ Oficina de Inteligência Artificial – ministrada por Vinícius Santana Gomes (SES-DF)
⇒ Oficina de Redesenho de Documentos – com Lúcia Coimbra (CGDF)
⇒ Programa LineGov – UnB – com uma turma focada em Melhoria de Serviço e outra em Gestão do Processo de Inovação