Notícia aberta
Seec realiza reuniões técnicas sobre o acompanhamento governamental das ações orçamentárias
COMPARTILHAR
Mais de 150 representantes de órgãos e entidades participaram dos encontros com foco no exercício de 2025
Nesta semana foram realizadas as primeiras reuniões técnica do ano sobre a abertura do Sistema de Acompanhamento Governamental (SAG) para o exercício de 2025 que consiste no monitoramento da execução das ações orçamentárias previstas no Plano Plurianual (PPA) e na Lei Orçamentária Anual (LOA).
O encontro aconteceu no auditório da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov) e foi organizado pela Subsecretaria de Planejamento Governamental, da Secretaria Executiva de Finanças, Orçamento e Planejamento, da Secretaria de Estado de Economia (Suplan/Sefin/Seec-DF).
As ações orçamentárias são um dos meios da ação governamental para a entrega de bens e serviços para a sociedade com vistas à consecução das políticas públicas previstas no PPA. O monitoramento bimestral permite um acompanhamento continuado do gasto público, e além de dar transparência, busca a eficiência, eficácia e efetividade das políticas públicas.
O primeiro encontro aconteceu nesta terça (11), quando 63 representantes de órgãos e entidades das áreas social e desenvolvimento econômico estiveram participando. Nesta quarta (12), participaram mais 92 representantes das áreas de gestão pública, meio ambiente, infraestrutura bem como das administrações regionais.
A parte técnica das reuniões foi conduzida pelo Chefe da Unidade de Acompanhamento Governamental, Danilo Costa Macêdo.
O secretário executivo da Sefin, Thiago Conde, esteve presente à abertura oficial dos trabalhos. Ele destacou a relevância destes instrumentos para avaliar aquilo que será realizado no exercício vigente com os recursos públicos.
O que foi reforçado pela subsecretária de Planejamento Governamental da Seec-DF, Luiza Almeida Londe. “Além da prestação de contas também devemos olhar para o SAG como instrumento de eficácia e efetividade na entrega das políticas públicas”.
Ao final, foi oferecido um café para estreitar o relacionamento entre os órgãos setoriais e o órgão central de planejamento, oportunizando a parceria firmada para excelência e qualidade dos trabalhos a serem desenvolvidos conjuntamente.