23/10/2025 às 17h18 - Atualizado em 23/10/2025 às 17h21

Bem-estar no trabalho: como fortalecer a cultura do cuidado

COMPARTILHAR

Seec participa de seminário nacional que debateu ações práticas para reforçar a qualidade de vida no serviço público

Representantes da Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali) da Secretaria de Economia (Seec) participaram, nesta quinta-feira (23), do V Seminário Nacional de Qualidade de Vida, Saúde e Bem-Estar no Trabalho, promovido pela Secretaria de Educação do DF (SEEDF). Realizado no auditório do DNIT, o evento reuniu 600 participantes e teve como principal objetivo transformar a conscientização sobre bem-estar em ações práticas no ambiente de trabalho.

Com o tema “Autoconhecimento – por escolhas certas na vida e no trabalho”, o seminário destacou a importância de compreender a si mesmo como ferramenta essencial para enfrentar os desafios do cotidiano. De acordo com especialistas, o autoconhecimento favorece decisões mais alinhadas ao propósito pessoal e profissional, melhora os relacionamentos interpessoais e contribui para a preservação da saúde mental.

Durante o encontro, a subsecretária de Valorização do Servidor, Tânia Monteiro, apresentou a implantação da Política de Qualidade de Vida no Trabalho, formalizada pelo Decreto nº 42.375, de 9 de agosto de 2021, e reforçou a relevância das ações voltadas aos professores e servidores da educação.

“É fundamental que o trabalho que a Secretaria de Educação vem desenvolvendo com os professores seja reconhecido e ampliado. Investir na qualidade de vida no trabalho significa cuidar da saúde mental, física e social dos nossos servidores, garantindo mais motivação e bem-estar no dia a dia”, destacou Tânia Monteiro.

Para a diretora de Qualidade de Vida e de Bem-Estar no Trabalho da SEEDF, Fernanda Patrícia, o evento representa um importante espaço de integração e valorização das boas práticas. “As ações de Qualidade de Vida no Trabalho fortalecem quem está na base da educação. O seminário é um espaço de diálogo e cooperação que valoriza quem educa, reconhece as boas práticas desenvolvidas nas escolas e promove uma cultura de cuidado e de bem-estar no serviço público”, destacou.