05/05/2026 às 20h15 - Atualizado em 05/05/2026 às 20h27

Em busca de estratégias para melhorar a gestão pública

COMPARTILHAR

Brasília reúne gestores de todo o país até esta quinta-feira (7/5),em congresso nacional de planejamento, para debater como otimizar a eficiência do orçamento

Flávio Macêdo

Começou nesta terça-feira (5) o II Congresso do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan). O evento reúne, em Brasília, secretários estaduais e municipais, agentes públicos e pesquisadores para discutir inovações no monitoramento e na avaliação de políticas públicas, além de estratégias para fortalecer a eficiência orçamentária e o planejamento governamental.

O presidente do Conseplan, Fabrício Santos, fez o discurso de abertura e falou sobre a importância da troca de experiências entre gestores de todo o Brasil. “Planejar não é apenas elaborar planos. É construir pontes entre o que o governo promete e o que o cidadão recebe. É transformar dado em decisão, decisão em ação e ação em resultado. É fazer com que o Brasil que existe no papel seja, cada vez mais, o Brasil que existe na vida das pessoas.”

Também estiveram presentes a secretária nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento, Tatiana Lemos Sandim, e o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Samuel Nascimento.

Representando o Governo do Distrito Federal (GDF), o secretário adjunto de Economia, Daniel Izaias, destacou a importância do congresso. “A gente constrói o Brasil que quer com planejamento. É a partir dele que definimos os caminhos para alcançar um país mais organizado, eficiente e preparado para o futuro.”


 

Congresso

O Conseplan 2026 acontece até 7 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). A programação completa está disponível no site oficial do evento: 

https://congressoconseplan2026.com.br/programacao