11/12/2025 às 17h43 - Atualizado em 11/12/2025 às 17h43

GDF firma acordo para fortalecer políticas de qualidade de vida no trabalho durante encontro regional

COMPARTILHAR

Parceria com associação brasileira deve ampliar boas práticas em todos os órgãos públicos do Governo do Distrito Federal

A Secretaria de Economia (Seec-DF), por meio da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), assinou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) durante a Jornada Regional de Qualidade de Vida no Trabalho, realizada nessa quarta-feira (10), na Academia de Bombeiros Militar do Distrito Federal. A parceria inaugura um novo ciclo de fortalecimento institucional e posiciona o DF como referência nacional na promoção do bem-estar no serviço público.

“O acordo consolida a integração de conhecimentos, amplia práticas de QVT e fortalece ações de desenvolvimento dos servidores, além de expandir a agenda de qualidade de vida para toda a administração pública”, explica o secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida, Epitácio Júnior. Segundo ele, a longa trajetória nacional da ABQV na promoção de saúde e inovação em gestão de pessoas trará ao GDF expertise estratégica para qualificar iniciativas já em andamento e apoiar novos projetos. “Para a gestão, o acordo representa a consolidação de uma política pública que coloca o servidor no centro das transformações institucionais”, completa.

A assinatura foi feita durante um evento que reuniu especialistas, gestores e servidores em torno de debates sobre saúde mental, transformações do trabalho e experiências exitosas em qualidade de vida no trabalho. Promovida pela Seec-DF, a programação encheu o auditório do espaço José Nilton Matos e contou com a parceria do Sindjus, Egov, CBMDF, CEB, Caesb e BRB.

A Sequali assinou Acordo de Cooperação Técnica com a Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), nessa quarta (10); parceria posiciona o DF como referência nacional na promoção do bem-estar no serviço público | Foto: Divulgação/Seec-DF

Palestras

Ao longo do dia, palestrantes convidados abordaram desafios contemporâneos do mundo laboral e reforçaram a urgência de políticas que valorizem o bem-estar no setor público. A diretora da ABQV, Sâmia Simurro, abriu as discussões destacando competências essenciais para profissionais de QVT diante das mudanças tecnológicas. Na sequência, a diretora de Mercado e Expansão da ABQV, Ana Carolina Peuker, alertou para os riscos psicossociais e reforçou a responsabilidade das instituições na proteção da saúde mental.

Já a especialista em psicologia positiva Adriana Faria convidou o público a refletir sobre propósito e felicidade profissional, lembrando que muitos servidores “carregam desafios invisíveis”. Por fim, a servidora Marcia Duarte, da Seec-DF, apresentou avanços do programa de QVT do DF, defendendo que “cuidar do servidor é cuidar da entrega pública”.

Painéis com representantes do GDF e de corporações militares trouxeram experiências reais de implementação de QVT, mostrando resultados concretos em diferentes ambientes institucionais. O encerramento ficou por conta do idealizador da campanha Janeiro Branco, Leonardo Abrahão, que relembrou a trajetória do movimento e reforçou a importância de conversas honestas sobre saúde emocional.

 Palestra Leonardo Abrahão | Foto: Divulgação/Seec-DF

 Painel Tenente-Coronel Tiago Costa | Foto: Divulgação/Seec-DF

 Painel Capitã Daysyane Barros | Foto: Divulgação/Seec-DF

 Painel Emmanuela Jordana Mota | Foto: Divulgação/Seec-DF

 Painel Ana Paula Aguiar | Foto: Divulgação/Seec-DF

 Palestra Márcia Duarte  | Foto: Divulgação/Seec-DF

 Palestra Adriana Faria  | Foto: Divulgação/Seec-DF

 Palestra da Ana Carolina Peuker  | Foto: Divulgação/Seec-DF

 Palestra da Sâmia Simurro  | Foto: Divulgação/Seec-DF