Notícia aberta
GDF investiu R$ 10,9 milhões no bem-estar do servidor em 2025
COMPARTILHAR
Para coroar o ano, acaba de conquistar o Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV), o maior da América Latina do segmento
Com investimento de R$ 10,9 milhões para o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) em 2025, o Governo do Distrito Federal (GDF) priorizou o tema como política estruturante e se tornou exemplo positivo no país na administração desta ferramenta, que é fundamental para a estabilidade funcional e a produtividade. A Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali) da Secretaria de Economia (Seec) aplicou esses recursos em consultorias e capacitações, atendimentos e espaços de convivência, palestras e oficinas, parcerias e cooperações, saúde e bem-estar e eventos institucionais.
Para coroar o sucesso dessa estratégia, o GDF conquistou na quarta-feira (3), em São Paulo, o Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV) - maior premiação da América Latina no reconhecimento de programas que transformam a rotina de trabalhadores nos ambientes corporativos. Por meio da Sequali, a Seec recebeu o prêmio da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV). Em sua 28ª edição, o prêmio valoriza instituições que investem em ações de saúde, bem-estar e desenvolvimento humano. Nesta edição, 18 empresas e órgãos públicos foram contemplados.
“O PNQV confirma nosso protagonismo nacional em qualidade de vida no trabalho”, ressaltou o secretário de Economia, Daniel Izaias de Carvalho. “Cuidar dos servidores fortalece a administração pública e valoriza as pessoas. Esse resultado confirma a atuação do GDF na construção de um ambiente mais humano, moderno e comprometido com quem entrega serviços essenciais todos os dias à população’’, salientou.
Representando o GDF na premiação, o secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida da Seec, Epitácio Júnior, comemorou a conquista. “Somos agora três vezes certificados, lado a lado com as maiores empresas do Brasil e grandes multinacionais - uma conquista excepcional para a administração pública”.
Ambiente saudável
O ano positivo também se estendeu para a avaliação dos resultados das ações empreendidas pela Sequali. Epitácio Júnior analisou o balanço das atividades no ano como positivo, uma vez que os resultados alcançaram todas as metas. “Se de um lado o GDF tem ampliado os investimentos em QVT, de outro a Sequali tem intensificado as ações para o bem-estar dos servidores. Assim, o balanço de 2025 reflete esse compromisso com a consolidação da QVT como uma política estruturante no GDF”.
No quesito capacitações, a Sequali realizou 21 consultorias em 2025. Foram 432 servidores treinados em 12 turmas. Em parceria com a Escola de Governo (Egov), a Sequali ofereceu treinamentos voltados à QVT tanto para agentes da rede de Qualidade de Vida no Trabalho quanto para os servidores.
Com relação aos atendimentos e espaços de convivência - Programa de Atenção Materno Infantil (Proamis), Berçário e Espaço Qualidade de Vida -, foram inscritas 1.139 servidoras da administração direta do GDF e do Tribunal de Contas do DF (TCDF). No Berçário Buriti, primeiro do GDF e projetado para atender crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, 59 mães foram beneficiadas.
Batendo recordes de visitas, o Espaço Qualidade de Vida, no 16º andar do Anexo do Palácio do Buriti, contabilizou, até o início da obra de reforma em julho, 33.119 interessados em usufruir de sua estrutura de lazer. O espaço conta com refeitório, salas de jogos, estudo e relaxamento, leitura, meditação e de inovação para palestras, workshops e atendimento multidisciplinar em saúde.
As palestras e oficinas organizadas pela Sequali somaram 24 e demonstraram a aptidão da Seec para escolher temas de interesse dos servidores. Seguindo esse roteiro, foram realizadas apresentações e oficinas sobre comunicação não-violenta, gestão do estresse e relacionamentos saudáveis no trabalho.
A Sequali também contabilizou 20 termos de cooperação técnica firmados na parte de parcerias e cooperações. A parceria segue as diretrizes do Decreto 42.375/21, que rege os princípios para o desenvolvimento de políticas e programas voltados à promoção da QVT, como o Clube de Desconto do Servidor, Programa DF Superior, Academia Buriti e o Espaço Qualidade de Vida.
Por sua vez, o Selo Qualivida agraciou 13 órgãos e 250 participantes no evento. Este selo é uma certificação que reconhece os órgãos e entidades da administração pública do DF que desenvolvem boas práticas de governança.
Na parte de saúde e bem-estar, o destaque foi para a Academia Buriti, onde 2.587 alunos se cadastraram em 12 modalidades: yoga, boxe, jiu-jitsu, karatê, muay thai, tai chi chuan, defesa pessoal/arnis kali, alongamento e flexibilidade, condicionamento físico, treinamento funcional e fortalecimento muscular. Também foram realizados 329 exames de bioimpedância e, nos órgãos do GDF, 47 blitz laborais. A academia realizou também 93 ações, entre aulões, campanhas alusivas, campeonatos, doação de sangue e participações em corridas.
A Sequali organizou ainda 25 eventos e campanhas institucionais como o Janeiro Branco, Semana da Mulher, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, concurso Brasília em Foto, Dia do Servidor Público, Concurso de Desenho, Selo Qualivida, 3ª edição do Voz da Casa, 6ª edição do Tempo de Refletir, 3ª edição do Momento de Paz e o 1º Encontro de Bem-Estar e Saúde Mental.
Por fim, a Corrida do Servidor 2025, que aconteceu em homenagem ao Dia do Servidor Público, reuniu, no dia 15 de novembro, mais de 3 mil participantes na Praça do Buriti. Promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Economia, por meio da Sequali, o evento fez parte do Programa de QVT. Três percursos foram oferecidos: 3 km, 5 km e 10 km - todos acessíveis para atletas com deficiência.