10/02/2026 às 15h17 - Atualizado em 10/02/2026 às 15h17

MPDF elogia plataforma que gerencia relacionamento do GDF com OSCs

COMPARTILHAR

Promotores entendem que modelo pode servir de referência para dar mais transparência ao dinheiro público usado pelas organizações da sociedade civil

Representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) estiveram na Secretaria de Economia do Distrito Federal, nesta terça-feira (10/02), para conhecer como funciona a Plataforma Parcerias-GDF, ferramenta criada pela pasta para dar mais transparência ao relacionamento do GDF com organizações da sociedade civil (OSCs). E saíram com boas impressões sobre o trabalho desenvolvido até agora. 

Fotos: Vinícius de Melo/Ascom/Seec
 

“Tenho certeza que esse modelo criado pelos técnicos da Seec pode ser uma boa referência para o governo federal, principalmente neste momento em que se discute o papel e as formas de uso das emendas parlamentares”, ressaltou José Eduardo Sabo Paes, procurador distrital dos Direitos do Cidadão do MPDFT. “Pode servir de base e essência exatamente por conta das propostas, exigências e legislações do modelo”, ressaltou Sabo. 

A plataforma foi instituída como ferramenta oficial de processamento das parcerias, sendo essencial para garantir o acompanhamento das ações prestadas pelas OSCs e o destino dos recursos públicos. No geral, ela tem como foco a transparência e o controle, garantindo que o cidadão tenha acesso às informações relacionadas às parcerias entre o governo e as instituições, trazendo mais visibilidade às ações desenvolvidas. 

Fotos: Vinícius de Melo/Ascom/Seec

Bernardo Barbosa Matos, promotor de Justiça Regional de Defesa dos Direitos Difusos e secretário-executivo do Mapa Social do MPDFT, destacou a relevância do fato de que todas as parcerias sejam, efetivamente, realizadas dentro da plataforma. “Isso garante controle da execução, transparência e conformidade na aplicação dos recursos. Mattos também lembrou que a iniciativa tem muitas funcionalidades, ao permitir o acesso das OSCs, sociedade e órgãos de controles interno e externo. 

O secretário executivo de Gestão da Estratégia (SGE) da Seec, Otávio Veríssimo Sobrinho, reforçou que o monitoramento feio pela Parcerias-GDF também tem como focos os resultados estabelecidos em metas previamente definidas. “Pela ferramenta, o administrador pode analisar se uma parceria tem metas claras, se ela está sendo cumprida, se é compatível com os recursos liberados”, ressaltou ele. 

Atualmente, 70% das parcerias são via termos de fomento, enquanto 24% por meio de termos de colaboração. Mais de 3,4 mil usuários estão cadastrados na plataforma (sendo 1.186 OSCs). Em relação ao poder público, 32 órgãos da administração direta e indireta (fundações e autarquias) já têm cadastro.